Criacionismo bíblico
E a evolução teísta? Não seria uma alternativa?


Depois que Darwin sistematizou a teoria da evolução e a apresentou de forma mais racional ao mundo científico, o criacionismo caiu no descrédito. Sem argumentos, mas não pretendendo renunciar a fé, alguns cristãos procuraram conciliar sua fé com a evolução. Isto deu origem a um sistema de pensamento, evolucionista em sua essência, mas que incluía a presença de um Criador que teria dado origem à matéria e que atua no universo através do processo da evolução.

Do ponto de vista evolucionista, porém, este é um modelo inexpressivo das origens; apenas uma tentativa de conciliar duas ideias que pareciam razoáveis. O fato é que o evolucionismo explica tudo no universo sem ter que recorrer a um agente externo e, por isso, não precisa dele. Isto certamente transforma a crença na existência de Deus, para quem quer que aceite os pressupostos evolucionistas, em um luxo desnecessário. Observe como Ayala, um renomado biólogo evolucionista da atualidade, se pronuncia a este respeito:

"Darwin substituiu uma teleologia teológica por uma científica. A teleologia da natureza pode agora ser explicada como o resultado de leis naturais manifestadas em processos naturais, sem recurso a um Criador externo, ou a forças espirituais, ou não materiais."1

Com relação ao cristianismo, a situação não é menos problemática. Evolucionistas teístas são frequentemente obrigados a reinterpretar as Escrituras, a fim de harmonizar a Bíblia com a teoria da evolução. É muito comum, por exemplo, o argumento de que os capítulos iniciais do livro de Génesis não têm a intenção de esclarecer como o universo veio a existir, mas apenas revelar a existência do Criador que tudo fez.

Mas se esta é a interpretação correta, por que a estória dos seis dias e a descrição detalhada de como tudo teria sido feito? Mas isto não é tudo: o detalhe principal é que a narrativa bíblica descreve exatamente o mundo que temos hoje! O texto de Génesis dá especial ênfase ao fato de cada animal e cada vegetal ter sido criado de modo a se reproduzir segundo a sua própria espécie, isto equivale a negar a evolução e, tanto quanto tem sido observado, esta é uma descrição perfeita do que ocorre nos reinos animal e vegetal, onde gatos geram apenas gatos, coelhos geram apenas coelhos, e assim por diante.

A verdade é que o evolucionismo teísta se vê em dificuldades ao tentar se constituir em um modelo isolado das origens. De fato, entre evolucionistas, os teístas são apenas místicos; entre cristãos, péssimos intérpretes das Escrituras. Não é possível conciliar o inconciliável. A evolução teísta tem sido meramente um trampolim para a ateísta. Quase todos os evolucionistas ateístas um dia acreditaram na criação, em determinada fase tornaram-se teístas e hoje crêem somente na evolução.

Referências bibliográficas

1. Ayala, F. J., "Teleological Explanations in Evolutionary Biology", Philosophy of Science, Vol. 37, Março 1970, p.2.
Referências do autor
O Prof. Christiano P. da Silva Neto é professor universitário, pós-graduado em ciências pela University of London, estando hoje em tempo integral a serviço da ABPC - Associação Brasileira de Pesquisa da Criação, da qual é presidente e fundador. Autor de cinco livros sobre as origens, entre os quais destacam-se Datando a Terra - perspectiva criacionista e Origens - a verdade objetiva dos fatos, o Prof. Christiano tem estado proferindo palestras por todo o país, a convite de igrejas, escolas e universidades.
Chamadas para outros artigos
Homem transforma evolução das espécies
Se a evolução fosse uma realidade, é claro que todos teríamos as nossas porçoes de responsabilidade nesse processo. Este artigo, porém, aborda levianamente essa questão, introduzindo conceitos que dificilmente podem ser abrigados em qualquer contexto em que se admita uma lógica básica de raciocínio.
A fraude de Piltdown faz 50 anos
Era bom demais para ser verdade. Do alto da testa à ponta da mandíbula protuberante, o fóssil era o sonho de qualquer paleoantropólogo britânico e a confirmação de que a terra de Sua Majestade, afinal, sempre estivera na liderança, até quando se tratava de evolução humana.
  Veja a lista completa